A atualização da prefeitura de Joinville dos dados da pandemia, realizada no final da tarde de sexta-feira, apontou que não havia nenhum paciente internado em UTI com caso confirmado de Covid, em situação inédita desde março de 2020. Há ocupação de leitos de terapia intensiva na cidade por pacientes com suspeita ou já descartados, mas sem casos com diagnóstico confirmado.

Continua depois da publicidade

​>​ Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O acompanhamento da prefeitura leva em conta os hospitais públicos e privados. Pelo SUS, apenas o credenciado Hospital Bethesda mantém leitos de UTI (dez) para Covid. Os dados do governo do Estado, atualizados no final da manhã de sexta, indicavam ocupação em Joinville de leitos de UTI por Covid – ao longo da pandemia, divergências de metodologia apontaram dados diferentes de internação entre Estado e município.

No caso das enfermarias de hospitais de Joinville, são três pessoas internadas com diagnóstico confirmado de coronavírus. Outros dois internados estão aguardando o resultado dos exames. Esse levantamento também soma dos dados da rede pública e privada.

No momento de maior gravidade da pandemia, em abril do ano passado, Joinville chegou a ter 190 pessoas internadas em UTI, além dos pacientes em fila de espera em unidades de pronto-atendimento. O maior número de internações, incluindo terapia intensiva e enfermarias, também foi registrado em abril, com 326 pacientes. Desde o início da pandemia, 2.285 pessoas morrem por causa da Covid em Joinville.

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Saúde de Joinville alega que a redução nas internações por causa da Covid vem sendo observada há tempos, o que demonstra a “eficiência” das medidas de enfrentamento. A principal delas foi a imunização. “Para que esse resultado continue sendo alcançado e a não volte a ter um momento de agravamento, a gente reforça para que as pessoas mantenham seus calendários vacinais atualizados, tomando os reforços”, afirma o secretário de Saúde, Andrei Kolaceke.

> Decisão judicial suspende obras em estrada no Norte de SC

> Expansão urbana de 2,6 mil hectares na zona Sul voltará à pauta em Joinville

> Com construção de prédios mais altos, Joinville tem mais receita com outorga

> Ação do MP quer a derrubada de citação de nomes de vereadores em leis de Joinville

> Com maior procura por vagas, Joinville vai instalar salas de aula modulares