O dispositivo mais “estruturante” para enfrentamento de alagamentos em Joinville está passando por revisão, iniciada no final do ano passado e com previsão de conclusão em 2025. Bilionário, o Plano Diretor de Drenagem Urbana foi concluído em 2011 com propostas de 20 macrodrenagens na bacia do rio Cachoeira, contemplando áreas sujeitas à inundação em Joinville. No entanto, apenas uma obra foi realizada, outra foi iniciada e três estão em estudos. A revisão deverá propor uma nova modelagem.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
As macrodrenagens incluem, conforme o rio, galerias, muros de contenção, aprofundamento e até estações de bombeamento de água. Em valores atualizados, o custo de todo o pacote de obras gira em torno de R$ 3 bilhões, equivalente a dez vezes a maior obra viária contratada pela prefeitura, a Ponte Joinville. As desapropriações estão incluídas no montante bilionário da macrodrenagem.
Sem recursos para bancar mais obras, a prefeitura quer adotar um novo modelo, mais “verde”, em vez do “cinza”. A comparação é para buscar soluções de drenagem mais sustentáveis (e com custo menor) em relação ao formato de investimentos mais elevados, com mais construções e desapropriações. Apenas a obra no rio Morro Alto foi executada, com conclusão em 2013. A intervenção no rio Mathias foi iniciada, mas parou em 2020. As macrodrenagens dos rios Bucarein, Jaguarão, Itaum e Itaum-mirim estão estudos, sem estimativa de quando vão sair do papel.
As demais iniciativas para enfrentamento dos alagamentos são a manutenção da rede de drenagem e limpeza de rios e galerias. Neste momento, o rio Águas Vermelhas está passando por dragagem, na maior obra de prevenção de cheias em Joinville em andamento. Nenhuma das macrodrenagens do Plano Diretor de Drenagem está em obras neste momento.
Continua depois da publicidade
Qual região está mapeada para receber o próximo radar meteorológico de SC
Como estudos sobre VLT em Curitiba podem “inspirar” Joinville
SC busca empréstimo milionário para prevenção e enfrentamento de desastres climáticos
Lei que provocou polêmica em Joinville é alvo de ação do MP
Alvo de campanha, celular ao volante tem 23 multas por dia em Joinville
Paisagismo entra em primeiro convênio da Quadra Cultural, em Joinville
Abordagem de pessoas em situação de rua em Joinville tem 29 km de rotas