O considerado ainda reduzido uso de máscaras nas ruas em Joinville está preocupando a Defensoria Pública de Santa Catarina. A providência a ser tomada ainda está em estudo, com possibilidade de expedição à prefeitura de recomendação para que o uso da proteção passe a ser obrigatório, inclusive nas ruas. Hoje, o decreto municipal apenas recomenda o uso nas ruas. A utilização é obrigada em espaços compartilhados, como comércios, supermercados, empresas etc – conforme decretos municipais e estaduais. Táxis e transporte compartilhado também têm a obrigatoriedade.

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Saúde está estudando a possibilidade de determinar a obrigatoriedade de utilização nas ruas, mas não há decisão tomada. A utilização da barreira ainda é considerada baixa, principalmente nos bairros. Já houve ampliação do pontos de distribuição das máscaras e mais locais devem ser incluídos na rede de entrega.

A Defensoria Pública enviou ofício à Prefeitura com questionamentos sobre o uso das máscaras, inclusive citando pontos como o acesso ao mirante do Boa Vista e as calçadas do Batalhão do Exército, locais de maior concentração de pessoas para caminhadas e corridas e onde o uso da máscara é recomendado.

A prefeitura informou manter patrulhas para fiscalizar o uso das máscaras, entre outras medidas de prevenção, nos estabelecimentos. Além disso, foram compradas 500 mil unidades para a distribuição gratuita a população.

​​​​​​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Continua depois da publicidade