Os serviços ocupam mais espaço na economia e estão ajudando a reforçar o caixa da prefeitura de Joinville. Há apenas cinco anos, o Imposto sobre Serviços (ISS) representava R$ 165 milhões anuais nos cofres municipais (balanço dos 12 meses anteriores, em outubro de 2015). Agora, pelo relatório de outubro de 2020, são R$ 252 milhões, referentes aos 12 meses anteriores.

Continua depois da publicidade

> Confira o discurso de posse de Adriano Silva na íntegra

> Posse em Joinville: “fará um bom governo”, diz Udo sobre Adriano

> ​Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Foi em 2015 que o setor de serviços, após décadas, passou a empregar mais do que a indústria em Joinville, em liderança ampliada nos anos seguintes. Hoje, são quase 90 mil empregados pelos serviços – a indústria tem 75 mil. O ICMS se mantém como principal fonte de receita da prefeitura, mas o ISS vem avançando: em 2015, o tributo representava 40% do imposto sobre circulação de mercadorias, hoje já é equivalente a 50%.

Continua depois da publicidade

Em 2021, Joinville terá uma parcela maior de ICMS em relação a 2020, chegando a 8,51% do montante distribuído aos municípios. No ano passado, foi de 8,32%. No entanto, a elevação do índice está longe de recuperar integralmente as perdas dos últimos anos.