O prefeito Adriano Silva manteve a alegação de garantia de aposentadoria dos servidores ao analisar a aprovação em primeira votação da reforma da Previdência pela Câmara de Joinville. “O avanço dos projetos da reforma da Previdência é fundamental para que nós possamos assegurar a sustentabilidade do Ipreville e garantir o pagamento da aposentadoria dos servidores no futuro. Com a votação desta segunda-feira, parte dos vereadores demonstrou seu comprometimento com a cidade”, alegou o prefeito de Joinville.
Continua depois da publicidade
> Câmara de Joinville aprova reforma da Previdência; confira como foram os votos
> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Os vereadores aprovaram uma versão alterada da reforma pretendida pelo governo Adriano Silva com os projetos enviados em fevereiro: com as emendas, o corte no déficit atuarial ficará em 64%, enquanto a pretensão era de reduzir em 86% (o montante final vai depender de novo cálculo atuarial). No entanto, sem as emendas, os projetos não teriam os votos necessários. Portanto, a versão aprovada foi a reforma “possível”.
O resultado também demonstrou uma maioria segura do governo Adriano Silva. O principal projeto da reforma, com a maioria das alterações nas regras, precisava de dez votos, um apoio que o prefeito conta tranquilamente no Legislativo. No entanto, o projeto de emenda à Lei Orgânica demandava pelo menos 13 votos e foi aprovado com 14. O placar não significa necessariamente que a base governista tenha 14 vereadores, mas mostra uma maioria até confortável, ainda que seja preciso o Executivo aceitar concessões, como as emendas de flexibilização.
Continua depois da publicidade
> Rota entre Vigorelli e Espinheiros? Estudo vai analisar transporte pela Babitonga
> MP quer informações em Joinville sobre plano do ensino 100% presencial
> Nova estimativa deve apontar Joinville com mais de 600 mil habitantes
> Vereador de Joinville faz pedido de liberação parcial de torcida na Arena
> Assine a newsletter do A Notícia e receba os destaques da região no seu e-mail