A revisão do traçado da duplicação da BR-280 entre Araquari e São Francisco do Sul é mais um exemplo de impacto negativo do atraso de obras, além da maior demora de entrega de uma melhoria em infraestrutura para os usuários. A necessidade de mudança foi confirmada pelo DNIT/SC em resposta à Amunesc sobre pedido de informações sobre o lote de 36 km da rodovia a ser duplicado entre as duas cidades. O departamento está buscando autorização do Tribunal de Contas da União para retomar as obras nos dois locais iniciados no trecho, no contorno de São Francisco do Sul e no entorno do Instituto Federal Catarinense, em Araquari. O traçado seria alterado nos segmentos remanescentes do lote. Os demais dois lotes da BR-280 estão com a duplicação em andamento.

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O projeto do lote 1 da ampliação da rodovia federal é do início da década passada, cuja execução deveria ter iniciado em 2014 e concluída em 2018. No entanto, as obras começaram somente em 2018 e pararam no final de 2022 com menos de 30% dos trabalhos previstos concluídos. O motivo da paralisação foi a necessidade de revisão do projeto: com o avanço da ocupação no entorno, terão de ser providenciadas mudanças no traçado original da duplicação.

Confira imagens das obras de duplicação da BR-280

Um dos motivos para a revisão do traçado do lote 1 da BR-280 é tem relação com outro atraso na região Norte: o contorno ferroviário de Joinville. A obra está parada desde 2011 e, na atualização do projeto para a retomada dos trabalhos para a construção do novo trecho de ferrovia, foi constatado avanço da ocupação urbana em Araquari.

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Com isso, o traçado previsto para o contorno teve de ser alterado, com a criação da Variante Araquari – essa mudança implica em novo licenciamento e, consequentemente mais tempo para a autorização. Nos dois casos, lote 1 da BR-280 e construção do contorno ferroviário de Joinville, não há previsão de quando as obras serão retomadas.

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