Dois meses depois da compra dos 18 mil testes rápidos por meio de chamamento público, a Secretaria de Saúde de Joinville ainda não recebeu o material. A alegação para o atraso é que a liberação (desembaraço aduaneiro) em alfândega de porto ainda saiu. A nova previsão de chegada é em 20 de maio. Inicialmente, o cronograma previa início de utilização dos testes rápidos em 23 de abril.

Continua depois da publicidade

Desde o início da pandemia, em março, foram realizados quase mil testes de detecção do coronavírus. A última atualização da Secretaria de Estado da Saúde confirmou 174 casos da doença na cidade, enquanto que a Secretaria de Saúde de Joinville divulgou número maior. No final da semana passada, começaram a ser feitos exames na cidade com unidades doadas por entidades empresariais e também com testes repassados pelo governo do Estado. A testagem está sendo realizada no centro de triagem, principalmente.

Há também os testes PCR (mais complexos) comprados pela secretaria, com utilização em fase inicial. A meta é testar 60 mil pessoas em até 90 dias, mas o plano vai depender da entrega do material de testagem.

​​​​​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Continua depois da publicidade