A revitalização de dois quilômetros da SC-418 na Serra Dona Francisca, com instalação de duas áreas de escape, terá também novo estacionamento em frente ao mirante, uma das atrações da rodovia em Joinville. O espaço fica em área montanhosa da estrada, perto de uma das áreas de escape previstas na concorrência lançada na semana passada. As obras, agora em fase de licitação, foram anunciadas após o acidente com caminhão no final de janeiro, em incidente no qual houve vazamento de produtos químicos em rios da região.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A implantação do estacionamento foi divulgada pelo secretário Jerry Comper (Infraestrutura), na sexta-feira, ao anunciar o lançamento do edital das obras na SC-418. Os trabalhos vão começar no segundo semestre, provavelmente em agosto ou setembro. Além das áreas de escape, serão feitas melhorias na pavimentação, drenagem e sinalização, além de redesenho de curvas.

Confira imagens da Serra Dona Francisca

A sugestão do estacionamento no entorno do mirante, onde já existe local de parada, foi uma das sugestões apresentadas nos estudos que embasaram o projeto executivo de revitalização da SC-418 entre Joinville e Campo Alegre, concluído em 2022. O atual mirante foi inaugurado há mais de duas décadas, em local no km 16 que já era ponto de observação. O mirante contava com estrutura de madeira, mais avançada – o equipamento foi retirado em 2015 devido à deterioração. No projeto, foi sugerida a instalação de nova estrutura no local.

Continua depois da publicidade

Macrodrenagem “dupla” em Joinville tem custo acima de R$ 1 bilhão

Por que nova ponte em Joinville tem “prazo de validade” para adotar mão única

Proposta dos anos 90, parque ao longo de rio em Joinville aguarda a primeira etapa

Fechado há quase 90 anos, canal em baía de SC terá estudo apresentado em outubro

Quando a frota de Joinville vai chegar a meio milhão de veículos

“Recordista” em Joinville, rio tem mais de 50 pontes

Trecho de 20 km em cidade de SC vira polo de condomínios empresariais e indústrias