Santa Catarina deverá ter crescimento da população até 2063, quando deverá contar com 10,3 milhões de habitantes. A partir do ano seguinte, o avanço para e inicia a redução. Ao lado de Roraima, será a última unidade da federação a começar a diminuição da população no horizonte pesquisado, até 2070 – no Mato Grosso, a inflexão só deve ocorrer depois.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Na média do País, a redução começa a ocorrer em 2041, após o pico de 220,4 milhões de moradores. As estimativas foram divulgadas nesta quinta-feira, por meio das Projeções de População do IBGE, montadas com base nos resultados do Censo 2022. As projeções do IBGE se baseiam em diferentes fontes, como os últimos três censos, a série histórica das Estatísticas do Registro Civil, o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), ambos do Ministério da Saúde, entre outros.

Santa Catarina tem 7,6 milhões de moradores, conforme o Censo 2020. Pelas projeções do IBGE, o patamar de 8 milhões deve ser alcançado ainda em 2024. A marca de 10 milhões deverá ser ultrapassada em 2045. A partir de 2064 começa a redução. Até 2070, por exemplo, a redução terá sido de 90 mil pessoas. Nos demais Estados da região Sul, a queda inicia em 2027 no Rio Grande do Sul e em 2045 no Paraná.

Em análise sobre a situação nacional, o IBGE tem explicação sobre as diferenças entre os Estados na projeção populacional. “A migração entre unidades da federação é um fator muito importante nas dinâmicas populacionais. Alguns estados são a origem e outros, o destino desses migrantes. Isso vai fazer com que cada estado tenha sua inflexão populacional em um momento diferente”, diz, Izabel Marri, gerente de Estudos e Análises Demográficas do IBGE, conforme divulgado pelo instituto.

Continua depois da publicidade

Como foram as estratégias dos candidatos no debate em Joinville

Ponte de 200 metros prevista para Joinville resgata proposta de binário

Joinville tem novo edital para instalação de lombadas

Estudo ambiental vai “contribuir” com projetos de futura rodovia com seis faixas em SC

Como funciona programa de Campo Grande que pode “inspirar” Joinville

Consultorias para macrodrenagem em Joinville são prorrogadas

Governo de SC lança edital para estudos ambientais para nova rodovia bilionária