A distribuição das máscaras pela Secretaria de Saúde de Joinville ainda não deslanchou. Iniciada em 4 de maio – há mais de 40 dias, portanto – a entrega chegou a 98 mil unidades, menos de um quinto das 500 mil máscaras compradas pela prefeitura e equivalente a 19,6% do total. Nesse período, foram abertos mais canais de distribuição, mas ainda assim a demanda não teve aumento significativo. A entrega é gratuita, com entrega de duas unidades por CPF.
Continua depois da publicidade
A secretaria reconhece a procura como baixa, mas tem expectativa mais otimista na distribuição porque a distribuição das máscaras entrou na rotina das ações da saúde: os equipamentos estão sendo entregues também nas barreiras sanitárias nos terminais de ônibus, nas testagens aleatórias, entre outras ações. As máscaras continuam sendo distribuídas em outros locais, como unidades de saúde, por exemplo.
A avaliação da Saúde é de que há aumento no uso das máscaras em Joinville, principalmente nas ruas, onde a utilização é recomendada (sem obrigação). A volta dos ônibus do transporte coletivo teria colaborado na maior utilização também nas ruas – o uso é obrigatório dentro dos veículos. Por causa do uso reduzido nas ruas, a Defensoria Pública de Santa Catarina recomendou a determinação de uso obrigatórios em todos os locais públicos. A recomendação está em avaliação pela Secretaria de Saúde de Joinville.