No encontro do governador com o prefeito Udo Döhler devem ser tratados temas que se arrastam de outras gestões, dentre eles o pagamento de uma parcela em atraso de R$ 6 milhões, referente aos repasses mensais do governo estadual para o Hospital São José – compromisso firmado pelo então governador Eduardo Pinho Moreira, em 2018. A prefeitura ainda espera que o saldo seja contemplado. Os valores são destinados a cobrir parte da folha de pagamentos do hospital.
Continua depois da publicidade
A conversa deve se estender ainda pelas obras de infraestrutura e mobilidade, como a revitalização e asfaltamento da rua Prudente de Moraes, que completou um ano de espera depois de firmado convênio de R$ 5,5 milhões entre Prefeitura e Estado.
Outras obras esperadas são as da Benjamin Constant, e a duplicação do Eixo Industrial. No encontro também será explorado o andamento do projeto do complexo cultural previsto a ser instalado na região central da cidade.
Reivindicação
A falta de sinal de telefonia móvel na Serra Dona Francisca entrou na pauta da Comissão de Urbanismo da Câmara de Vereadores de Joinville. Em reunião realizada nesta semana, os vereadores decidiram que irão até a região para avaliar as condições das telecomunicações, além de encaminhar ofício à Anatel apelando para que sejam tomadas providências em relação a falta de rede. A Agência Reguladora havia respondido ainda na terça que as exigências legais estão sendo cumpridas naquela área.
A justificativa não foi bem aceita. De acordo com o vereador Jaime Evaristo (PSC), que preside a comissão, a falta de comunicação impacta em problemas de segurança. Um dos exemplos foi a dificuldade de contato para fazer o socorro das vítimas do acidente de ônibus que matou 51 pessoas na Serra em 2015. “Tivemos que recorrer a ajuda de radioamadores”, recordou o gerente da Defesa Civil, Márnio Pereira. Outro empecilho afeta a emissão de notas fiscais eletrônicas pelos produtores rurais da região.
Continua depois da publicidade