O aumento da frota de veículos tem ajudado a arrecadação da Prefeitura de Joinville no retorno do IPVA – os municípios ficam com metade da receita do tributo estadual. Só até abril, já entraram R$ 27,6 milhões. Dá mais de 18% de avanço em relação ao mesmo período do ano passado. O IPVA pode ser usado em qualquer despesa pública, não necessariamente em mobilidade.

Continua depois da publicidade

Novo diretório do MDB
No novo diretório estadual do MDB, definido no sábado em Florianópolis, com eleição de Celso Maldaner para a presidência, permaneceram os nomes de Udo Döhler e Mauro Mariani como membros. As novidades são Fernando Krelling e Ivete Appel da Silveira. Cleonir Branco, Dalmo Claro, Mauricinho Soares e Rodrigo Fachini (além de Luiz Henrique, falecido em 2015) não vão mais fazer parte.

Quem não foi
De Joinville, de onde antes compareciam delegações, estiveram em Florianópolis Mariani, Krelling, Cleonir, Ademir Machado e Tufi Michreff. Udo não foi, nem ninguém de seu governo. Nenhum dos cinco vereadores tampouco apareceu na convenção. Agora, vem a eleição para o diretório municipal. Há pelo menos três pretendentes para o cargo hoje, ocupado por Simone Schramm. Os nomes são Afonso Fraiz, Richard Harrison e Roque Mattei.

Futuro
Como não é candidato, afinal foi reeleito, Udo Döhler evidentemente não precisa trocar de sigla caso queira apoiar um nome de outro partido: nada impede de ficar no MDB e levar a sigla a fechar aliança com outra legenda, esta com a cabeça-de-chapa. Mas é apenas uma teoria.

Sem pressa
Udo Döhler não aparenta ter pressa para definir um nome. Em 2011, em junho (ou seja, a pouco mais de um ano da eleição municipal, como agora), ele nem estava filiado ao então PMDB, o que só fez no prazo fatal, no início de outubro. Os tempos mudaram em relação a primeira eleição dele, tudo muda a todo momento e nem há mais a obrigação de estar filiado há um ano para concorrer.

Continua depois da publicidade