A retomada da busca pela reforma da SC-418, motivada pelo acidente de caminhão com vazamento de produto químico em rio, trouxe de volta também a discussão sobre as áreas de escape. Os espaços para desaceleração estão previstos no projeto de revitalização da estrada, concluído em 2022. No telefonema com o governador Jorginho Mello, na segunda-feira, o prefeito Adriano Silva, citou o projeto, abordando as áreas de escape, inclusive na região do acidente. A revitalização está em análise pelo governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
No passado, as áreas de escape na Serra Dona Francisca eram descartadas por causa do relevo. Com o resultado dos espaços de contenção na BR-376, com acidentes evitados, os dispositivos passaram a ser cobrados também na estrada estadual entre Joinville e Campo Alegre, em especial no trecho mais sinuoso e, consequentemente, com mais acidentes, na serra.
Em fevereiro de 2022, ainda no governo Moisés, um vídeo apresentou o projeto de revitalização da SC-418. Foram propostas três áreas de escape, com rampas próximas de curvas mais situados. Um dos pontos escolhidos foi a curva seguinte ao mirante, no sentido em direção a Joinville, perto de onde ocorrer o acidente com caminhão na segunda-feira. A lembrança foi feita pelo prefeito Adriano na conversa com o governador Jorginho.
Ainda no governo Moisés, o projeto executivo foi dividido em três lotes, uma forma também de buscar a liberação ambiental por etapas. O trecho de 12 km em Pirabeiraba, entre a BR-101 e o “pé da serra” foi escolhido como primeira etapa para as obras, com licitação concluída no final de 2022. A autorização para as obras ainda está em análise pelo Estado – em março passado, em audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores, moradores de Pirabeiraba sugeriram mudanças no projeto, com investimentos em melhorias no segmento, mas sem duplicação.
Continua depois da publicidade
MP abre inquérito para acompanhar medidas sobre impactos de vazamento em Joinville
Ministério acompanha impactos de vazamento após acidente em Joinville
Reforma de rodovia entra no telefonema entre Adriano e Jorginho
Joinville aciona cidades vizinhas por mais caminhões-pipa
Jorginho vai visitar Joinville para acompanhar trabalhos em local de acidente
Do que depende a volta da produção de água no Cubatão, em Joinville