A retomada da busca pela reforma da SC-418, motivada pelo acidente de caminhão com vazamento de produto químico em rio, trouxe de volta também a discussão sobre as áreas de escape. Os espaços para desaceleração estão previstos no projeto de revitalização da estrada, concluído em 2022. No telefonema com o governador Jorginho Mello, na segunda-feira, o prefeito Adriano Silva, citou o projeto, abordando as áreas de escape, inclusive na região do acidente. A revitalização está em análise pelo governo do Estado.

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No passado, as áreas de escape na Serra Dona Francisca eram descartadas por causa do relevo. Com o resultado dos espaços de contenção na BR-376, com acidentes evitados, os dispositivos passaram a ser cobrados também na estrada estadual entre Joinville e Campo Alegre, em especial no trecho mais sinuoso e, consequentemente, com mais acidentes, na serra.

Em fevereiro de 2022, ainda no governo Moisés, um vídeo apresentou o projeto de revitalização da SC-418. Foram propostas três áreas de escape, com rampas próximas de curvas mais situados. Um dos pontos escolhidos foi a curva seguinte ao mirante, no sentido em direção a Joinville, perto de onde ocorrer o acidente com caminhão na segunda-feira. A lembrança foi feita pelo prefeito Adriano na conversa com o governador Jorginho.

Ainda no governo Moisés, o projeto executivo foi dividido em três lotes, uma forma também de buscar a liberação ambiental por etapas. O trecho de 12 km em Pirabeiraba, entre a BR-101 e o “pé da serra” foi escolhido como primeira etapa para as obras, com licitação concluída no final de 2022. A autorização para as obras ainda está em análise pelo Estado – em março passado, em audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores, moradores de Pirabeiraba sugeriram mudanças no projeto, com investimentos em melhorias no segmento, mas sem duplicação.

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