A Secretaria de Estado da Infraestrutura pretende lançar o edital de licitação de duas áreas de escape na Serra Dona Francisca em até 90 dias. Se o prazo for cumprido, as obras têm chance de começar neste ano. Nesse período, será preciso buscar a liberação ambiental para as obras, afinal, os dispositivos de desaceleração estão previstos para a SC-418, em trecho que cruza a Área de Proteção Ambiental (APA) Dona Francisca. A confirmação das áreas de escape foi feita na tarde desta quinta-feira pelo secretário Jerry Comper (Infraestrutura), em visita a Joinville acompanhada de técnicos da pasta. Comper prometeu rapidez na preparação da contratação das áreas de escape. O secretário de Segurança Pública, Sargento Lima, acompanhou a agenda, também com visitas ao local do acidente da última segunda-feira.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
As áreas de escape estão previstas em projeto executivo de revitalização da SC-418 concluído em 2022 pelo governo do Estado. As rampas, nos km 15,7, local do acidente do caminhão com vazamento de produto químico na segunda, e km 16,9. A escolha dos dois locais foi pelo número de acidentes. O projeto prevê mais duas áreas de escape, que ficaram para outro momento. As demais obras para a SC-418, como duplicação de trecho e novos segmentos com terceira faixa, vão continuar em avaliação.
A Defesa Civil está concluindo laudo sobre os impactos do acidente. O documento será incluído no pedido de aval de licenciamento ambiental, a ser submetido ao IMA. Será defendida a situação emergencial das áreas de escape, a serem instaladas em área de Mata Atlântica. Eventual elaboração de estudo de impacto ambiental deve levar mais tempo. Os dispositivos terão 120 metros de extensão, com inclinação para colaborar na redução de velocidade.
Como Joinville ficou no ranking do emprego; quais cidades abriram mais vagas em 2023
Continua depois da publicidade
Novo binário após construção de ponte em Joinville não deve ser implantado
Conta do déficit dos ônibus em Joinville chegou a R$ 25,9 milhões em 2023
Quais pontos da Serra Dona Francisca podem receber áreas de escape
Quanto custa a implantação de áreas de escape na Serra Dona Francisca
Crise do vazamento em Joinville teve momento decisivo sobre estação de água
Áreas de escape viram foco na busca pela reforma da rodovia da Serra Dona Francisca