De volta ao Conselho da Cidade, a proposta de regulamentação da área de expansão urbana (AEU) Sul poderá permitir a maior ocupação de setor rural na zona Sul de Joinville. Na próxima quarta-feira, o parecer das câmaras sobre o anteprojeto, com as regras para os usos residenciais e econômicos da área de expansão, será analisado no Conselho da Cidade. Após a avaliação pelos conselheiros, será a vez de tramitação na Câmara de Vereadores. As etapas devem ser concluídas neste ano.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Prevista desde a vigência a Lei de Ordenamento Territorial de 2017, a minuta da AEU Sul chegou a ser analisada em 2018 pelo Conselho da cidade, mas a prefeitura preferiu retirar a proposta após questionamentos. A área tem 2,6 mil hectares (nenhuma das outras duas AEUs já regulamentadas em Joinville passam de 100 hectares) e foi prevista para parque tecnológico, campus da UFSC (as obras estão paradas há dez anos) e investimentos em logística.

Na primeira versão, havia a estimativa de que até 20 mil pessoas poderiam trabalhar ou morar na região da AEU Sul, cortada pela BR-101 e junto aos limites com Araquari e Guaramirim. O espaço já conta com atividades econômicas, permitidas por meio de legislações anteriores. Na minuta de 2018, a sugestão era de divisão em setores, com diferentes possibilidades de usos. As moradias só seriam permitidas em setor especial de apoio universitário.

Obra de R$ 12 mi em Joinville não vai mais esperar pelo Plano 1000 e inicia em abril

Continua depois da publicidade

Proposta na Câmara de Joinville quer isenção de IPTU em caso de adoção

Bonificações na rede municipal de educação em Joinville devem chegar a R$ 12 milhões

Lei municipal de 2015 sobre dengue ainda tem controvérsia em Joinville

Joinville está em 11º lugar no ranking do emprego no ano

Consórcios em disputa para construção da Ponte Joinville apresentam recursos