Ainda que a decisão não tenha sido anunciada oficialmente, os ônibus expressos não vão mais voltar a operar em Joinville. Uma reunião entre a prefeitura e as empresas de transporte coletivo ainda será realizada, mas sem perspectiva de retomada. A busca pelo serviço ficou abaixo do esperado, com número de passageiros distante de alcançar o equilíbrio entre despesas e receitas – o custo das linhas expressas não entra no cálculo da tarifa do transporte regular.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
As linhas expressas entraram em operação em abril do ano passado, com circulação até o final de dezembro. Com passagem a R$ 7, o modelo contava com ônibus rodoviários, com ar-condicionado e outros equipamentos. Nas tratativas iniciadas em 2021, o objetivo era a retomada do Pega-fácil, serviço de transporte oferecido entre 1999 e 2009, com ônibus de menor porte.
A opção acabou sendo os ônibus rodoviários. A possibilidade de novos modelos está sendo discutida na preparação da licitação do transporte coletivo, a ser lançada neste ano, mas não há definição sobre o que poderá ser solicitado no edital – há a intenção de oferta de diferentes modalidades de transporte.
Ex-vereadores de Joinville são nomeados para cargos na Assembleia
Continua depois da publicidade
Joinville confere modelos de gestão de hospitais; cidade de Goiás tem roteiro
Obra prevista desde 2015 na zona Sul de Joinville tem pedido em reunião
Zé Trovão quer criar conselho legislativo para mandato
Edital para duplicação em Joinville tem proposta; obras não têm data
Balanço aponta fatia de gasto com pessoal da prefeitura de Joinville