O futuro do PAC da Mobilidade está em avaliação pela prefeitura de Joinville, sem decisão sobre quais as próximas obras a serem licitadas. O governo Adriano Silva quer concluir o pacote de obras viárias, mas está analisando as prioridades em conjunto com outros projetos já previstos. A atual administração tem pouco mais de três meses de mandato, mas o PAC já se arrasta há anos e ainda está distante da execução completa.
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O empréstimo de R$ 100 milhões foi contratado no início de 2015 e, passados seis anos, teve executados em pouco mais de 30% do previsto. Em resumo, o PAC é um conjunto de melhorias de vias de grande tráfego e construção de três pontes. Foram concluídas as obras em segmentos das ruas São Paulo e Santa Catarina e em toda a extensão da Blumenau. Estão em andamento as obras no Boa Vista (Aubé, Albano Schmidt e Helmut Fallgatter). Na soma do que está pronto e do que ainda vai ser finalizado, mas está em andamento, são R$ 33 milhões (em valores de 2020, sem eventuais reajustes).
O governo anterior, que atrasou o programa por causa de contrapartidas e demora na revisão de projetos, avisou na transição que não o dinheiro já não é suficiente mais para bancar todas as obras previstas. Inclusive deixou sugestões de cortes, como a intervenção na Beira-rio e a ponte da rua Anêmonas, por exemplo. O plano inicial do novo governo é preservar tudo o que foi previsto, nem que tenha de encaixar em outro programa. Depois disso, talvez finalmente o PAC da Mobilidade tenha uma estimativa de quanto será concluído. Hoje, esse prazo não existe.
O QUE AINDA FALTA FAZER NO PAC
Requalificações
João Colin (toda a extensão)
São Paulo (trecho Sul)
Guarujá e Barra Velha (trechos)
Eixo Urussanga (Urussanga, com prolongamentos; Ricardo Stamm, Inácio Bastos, Cachoeira, Plácido Olímpio, Afonso Pena, entre outros trechos)
Eixo Monsenhor Gercino-Florianópolis, com melhorias nas ruas
Eixo Procópio Gomes
Eixo Guanabara, com obras na Guanabara e trechos de ruas vizinhas
Getúlio Vargas
JK
Henrique Meyer
Beira Rio (Hermann Lepper, Albano Schulz e José Vieira) *
Trechos das ruas Fátima, Agulhas Negras, Suburbana, entre outros *
Pontes
Aubé-Plácido Olímpio de Oliveira
Nacar
Ponte Anêmonas *
Transporte coletivo
Terminal universitário de ônibus
Contenção
Muro de arrimo na Hermann Lepper, junto ao trecho da Princesa Isabel e Dona Francisca (trecho das figueiras) *
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* Tem proposta de supressão feita pelo governo anterior, mas atual administração está avaliando se as obras vão permanecer no PAC.