Após passar por análise do Tribunal de Contas do Estado, o edital para contratação da manutenção da iluminação pública pela prefeitura de Joinville foi retificado, com redução do valor em 58%. Com as alterações, a concorrência, que havia sido suspensa pelo TCE em maio, teve liberação para a retomada. O teto da licitação ficou em R$ 19,2 milhões, com as mudanças. O TCE avaliou que foram sanadas as irregularidades apontadas pela Diretoria de Licitações e Contratações. Há contrato de manutenção em vigência até novembro, após prorrogação – que pode ocorrer novamente.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
No momento da suspensão, foram observadas três situações. Houve questionamento sobre a composição do orçamento ter sido feita somente em cotações de fornecedores. Com base em amostra, o balanço preliminar questionou a composição de custos e avaliação “errônea” do preço. A ausência de maior detalhamento de custos unitários de itens também foi citada. A última situação observada pelo tribunal foi referente às exigências de documentação sobre qualificação técnica.
A decisão do TCE também fez recomendações, como evitar que a composição de custos seja baseada somente em cotações. A ausência de detalhamento de custos unitários e qualificação técnica excessiva também não devem ocorrer. A concorrência é para os serviços de manutenção, como troca de lâmpadas e equipamentos, entre outros. Os outros serviços, como ampliação ou modernização do sistema de iluminação pública, vem sendo contratados em editais específicos. A prefeitura pretende reunir todos os serviços na futura PPP do setor, a ser licitada em 2025.
Joinville vai contratar novo mapa digital da cidade, com atualização do cadastro de imóveis
Continua depois da publicidade
Qual a estimativa de custo de ponte de quase 500 metros projetada por cidade de SC
Acesso até de barco: cidade de SC planeja construção de mercado público perto de rio
Após 20 anos da inauguração, nome de estádio em Joinville será oficializado
Proposta de reabertura de canal em SC estima volume de lama a ser dragado
Reabertura de canal em SC tem sugestão de ponte ferroviária móvel