Depois de cinco anos, Joinville conseguiu alcançar a marca de mais de um milhão de metros quadrados autorizados para a construção civil. O balanço de 2020 mostrou a liberação de 1.006.641 de metros quadrados, uma expansão de 55% em relação ao ano anterior. Um terço da metragem licenciada foi para a construção de residências multifamiliares (nas quais se incluem os prédios de condomínios verticais).
Continua depois da publicidade
> Com mercado em expansão, construtoras anunciam mais lançamentos imobiliários em Joinville
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Uma série de motivos explica o resultado do ano passado: os impactos econômicos da pandemia na construção civil não se confirmaram como o previsto; houve mudanças em procedimentos da prefeitura de Joinville para a análise dos licenciamentos, o que reduziu o represamento; e até mudanças na lei, como a redução de recuos em galerias, por exemplo, colaboraram no desempenho.
A construção civil em Joinville deu um salto em autorização para as obras a partir de 2008: dali em diante, foram liberados, em média, mais de um milhão de metros quadrados por ano. Com a crise de 2015, começou a redução, ano a ano, com o pior momento em 2019, com repetição do mesmo patamar de 2007.
Continua depois da publicidade
Em 2017, a prefeitura tentou transferir a tarefa do licenciamento ambiental para a então Fatma, mas o serviço voltou para o município no início do ano seguinte, após decisão da Justiça Federal em ação do Ministério Público Federal e do Ministério Público de Santa Catarina. Na atual administração, foi reativado comitê de desburocratização. Um dos objetivos é dar mais rapidez à análise dos pedidos de licenças da construção civil, entre outros setores.