O Conselho Municipal de Saúde de Joinville deu aval à proposta da Secretaria de Saúde de Joinville para a oferta de telemedicina. A contratação dos serviços, por meio de convênio, deve ocorrer no primeiro semestre de 2023. A secretaria tem citado a modalidade como iniciativa capaz de ampliar a capacidade de atendimento na rede básica de saúde.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O tema provocou polêmica quando foi apresentado aos conselheiros, em julho. O Sindicato dos Servidores de Joinville criticou a terceirização, defendendo realização de concurso público, e o Conselho de Saúde decidiu a adiar a votação da proposta, preferindo aguardar a análise pelas comissões internas. A Secretaria de Saúde de Joinville, naquele momento, tinha plano de contratação do serviço ainda em 2022.
A meta é oferecer pelo menos 20 mil consultas mensais pelo futuro sistema, a ser operado por empresa privada. Procedimentos mais simples, como renovação de receitas de medicamentos, por exemplo, serão realizados por meio da telemedicina. O serviço também contará com operação de inteligência artificial para identificar qual a modalidade de atendimento dos pacientes.
Restauração do Moinho Joinville começa pelas fachadas e cobertura
Continua depois da publicidade
Futura duplicação em Joinville vai custar R$ 86,5 milhões
União autoriza construção de ponte em Joinville, com prazo
Subsídio da prefeitura de Joinville aos ônibus chega a R$ 25 milhões no ano
Vistoria em rede de drenagem de Joinville vai usar robôs
Na década, Joinville fica em terceiro em avanço do PIB entre as maiores economias