A Águas de Joinville vai tentar manter a instalação da nova estação do Vila Nova no mesmo local mapeado pela companhia há uma década, próximo da Rodovia do Arroz. No ano passado, a resistência de moradores do entorno fez a Águas deixar a decisão para 2021, em definição para a nova administração municipal. Não há data definida para o começo das obras porque a Águas pretende fazer mais reuniões com a comunidade. Nesta semana, também foi lançado o edital para a conclusão da instalação do sistema de esgoto no Vila Nova, com reforma da rede já instalada, conexões, entre outros investimentos.
Continua depois da publicidade
> Joinville busca R$ 100 milhões para saneamento; pacote inclui retomada de obras dos anos 2000
> Receba notícias de Joinville e do Norte de SC por WhatsApp
A rede de esgoto do Vila Nova começou a ser instalada nos anos 2000, com colocação de mais de 90 km de tubulação – mas o contrato foi rescindido antes da conclusão das obras. Com o edital lançado agora, o trabalho será concluído. A construção da estação já está contratada, em outra licitação. A obra teve estudo de impacto de vizinhança elaborado em 2016 e aprovado em 2019. O plano era começar as obras em 2020.
Continua depois da publicidade
A estação tem licença ambiental liberada e o reinício do processo de licenciamento em outro local atrasaria demais o início das obras. A resistência ao local da comunidade foi motivada pelo temor de odores e desvalorização do entorno. Houve sugestão de outros locais para a instalação da unidade. A companhia mantém a alegação de que o uso de novas tecnologias não provoca mais o mau cheiro.