Após rescisão de contrato, a Águas de Joinville está fazendo nova tentativa de instalar a estação de esgoto do Vila Nova, com assinatura de nova contratação, realizada na semana passada. O investimento será de R$ 36,9 milhões e prevê a elaboração dos projetos básico e executivo, construção e pré-operação da estação. Será a terceira tentativa de tirar obra do papel, pelo menos.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A nova contratação ocorreu porque houve rescisão contratual com o consórcio vencedor da licitação concluída no início do ano passado. A Águas alegou descumprimento de parte das cláusulas. A nova contratada participou da concorrência passada e agora está preparando o início dos trabalhos no bairro da zona Oeste de Joinville.
Os projetos e a obra da estação do Vila Nova tiveram contrato anterior, assinado em 2020 e rescindido de forma amigável em 2021. Naquele intervalo, houve resistência de um grupo de moradores devido ao temor de odores e desvalorização no entorno. A companhia faz apresentações sobre a modalidade de tratamento e o local foi mantido. A estação vinha sendo planejada há mais tempo.
Nos anos 2000, foram instalados mais de 90 km de tubulação de coleta, mas como houve rescisão das obras, a estação ficou para depois. Em 2017, foi contratado o primeiro projeto. No ano passado, começou a recuperação da rede instalada no passado e, agora em fevereiro, foi lançado novo edital para expansão da coleta no bairro.
Continua depois da publicidade
Início de reforma em escola centenária em Joinville vai levar mais tempo
Futura decisão do STF poderá ter impacto em ação em Joinville
Após euforia, novas obras do Plano 1000 em Joinville viram incógnita
Prefeitura de Joinville dá mais um passo para ter organizações sociais na saúde
O que ainda falta para o início das obras da Ponte Joinville
Decisão sobre área do “prédio verde” virá de revisão de Plano de Drenagem de Joinville