Depois de deixar o cargo depois de decisão judicial sobre candidaturas “fictícias” de seu partido na eleição do ano passado, Osmar Vicente (PSC) está de volta à Câmara de Joinville. O vereador afastado foi nomeado para a assessoria parlamentar do vereador Maurício Peixer (PL). A escolha foi motivada por Osmar Vicente ser “grande liderança” e “conhecer as necessidades da comunidade”, alegou Peixer, também presidente da Câmara.

Continua depois da publicidade

> Por candidaturas “fictícias” de partido, TRE cassa mandato de vereador de Joinville

​​> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Vicente deixou o cargo há um mês após ter registro de candidato cassado, em decisão confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral. Três candidaturas do PSC foram consideradas “fictícias”, com registro na nominata de candidatos do partido a vereador apenas para preenchimento de cota. Nessas situações, toda a chapa de candidatos é cassada, inclusive eventuais eleitos. 

Osmar havia sido o único eleito do PSC, com 2.744 votos, 50 a mais do que o primeiro suplente. Ednaldo Marcos, o Nado (Pros) assumiu no lugar de Vicente. O vereador afastado tentou um efeito suspensivo no TSE para voltar ao cargo, mas o pedido foi negado. Agora, Vicente aguarda o julgamento pelo tribunal do mérito do recurso.

Continua depois da publicidade

No início da Legislatura, um outro candidato do PSC em 2020, o ex-vereador, Jaime Evaristo, chegou a ser nomeado para assessoria da tecnologia e informação. Mas foi exonerado após críticas sobre a situação de não ter atuação anterior na área.

> Após recurso do MP, ônibus em Joinville têm nova decisão judicial

> Após liberação de elevado em Joinville, duplicação deve ser próxima obra do Estado

​> Restauração da estrada na Serra Dona Francisca deverá custar R$ 150 milhões, pelo menos

> Como será o Palácio das Orquídeas em Joinville; confira imagens do projeto

> Prefeitura de Joinville amplia compra de cercas para terrenos públicos