Após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de manter a liminar do retorno de Renato Gama Lobo (psd) ao cargo de prefeito de São Francisco do Sul, o Tribunal Regional Eleitoral confirmou na tarde desta sexta-feira a suspensão das novas eleições na cidade, até então marcadas para 26 de abril.

Continua depois da publicidade

No final de janeiro, Renato Gama Lobo e o vice-prefeito Walmor Berreta Júnior foram cassados pelo TRE em ação com acusação de abuso econômico na campanha eleitoral de 2016. O presidente da Câmara, Álvaro Siebers, chegou a assumir a Prefeitura, mas Renato e Walmor voltaram ao cargo no dia 19 de fevereiro, após liminar concedida pelo TSE. No entanto, as novas eleições só deveriam ser suspensas caso a liminar fosse confirmada pelos demais ministros do TSE, o que ocorreu no julgamento encerrado na noite de quinta-feira. A decisão foi tomada por 7 x 0.

Agora, o TSE vai julgar o mérito do recurso especial, ainda em data para a votação. Se o entendimento for o mesmo da liminar, prefeito e vice permanecem nos cargos e não serão realizadas novas eleições. Se vier a ser mantida a decisão da cassação, aí são marcadas novas eleições.

Continua depois da publicidade