O Tribunal de Contas do Estado suspendeu o edital de licitação da prefeitura de Joinville para a contratação dos serviços de iluminação pública. A decisão do TCE foi tomada com efeito diferido, isto é, o município tem a possibilidade de comprovar os preços orçados com o valor de mercado até o momento de homologação da concorrência, dando continuidade ao certame – mas a posição da prefeitura foi de fazer a suspensão para a revisão do edital.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A decisão do TCE foi tomada na terça-feira, com publicação nesta sexta. Ainda nesta sexta-feira, foi divulgada pela prefeitura de Joinville nova prorrogação do atual contrato, com extensão da execução até julho. O valor máximo da licitação era de R$ 45,4 milhões, por contrato de um ano. O edital traz mais tarefas e serviços em relação ao atual contrato.

A decisão do TCE, após análise da diretoria técnica, de suspensão do edital, foi baseada em três situações. Em uma delas, foi questionado o fato de a composição do orçamento ter sido feita somente em cotações de fornecedores. Com base em amostra, o balanço preliminar questionou a composição de custos e avaliação “errônea” do preço. A falta de maior detalhamento de custos unitários de itens também foi apontada na decisão do TCE. A última situação observada pelo tribunal foi referente às exigências de documentação sobre qualificação técnica.

Pontos apagados na iluminação em Joinville provocam reclamações na Câmara

Continua depois da publicidade

Vinda de Bolsonaro para ato público em Joinville tem data prevista

Tentativa de retomada do campus da UFSC em Joinville vai avaliar proposta

Qual a história de meio século do acesso à praia de Joinville

Corredor de ônibus em pistas centrais de avenida teve proposta anterior em Joinville

Reforma de ginásio em Joinville terá demolição parcial

Em obras há dez anos, duplicação da BR-280 em SC ainda está na metade