Alvo de críticas, o projeto da prefeitura de Joinville para mudar a lei do patrimônio histórico será retirado da Câmara de Vereadores. O prefeito Udo Döhler enviou o ofício no início da tarde desta segunda-feira solicitando a retirada. O ofício encaminhado ao Legislativo não cita os motivos do pedido.
Continua depois da publicidade
Uma das principais alterações sugeridas na proposta era as mudanças nas regras para o destombamento: o cancelamento dos tombamentos ainda teria de seguir uma série de parâmetros, mas seria menos complexo em relação às normas atuais. A possibilidade de o prefeito dar a palavra final nos eventuais destombamentos levou o vereador James Schroeder (PDT) a propor emenda contra esse dispositivo, entre outras sugestões.
O projeto também passou a ser alvo de inquérito civil para apurar a legalidade da proposta. Também foi elaborado manifesto com abaixo-assinado de especialistas em patrimônio cultural e em outras áreas contra a proposta. A manifestação criticou o projeto e cobrou mais debate, com a suspensão da tramitação.
Continua depois da publicidade