Depois de o prefeito Adriano Silva demonstrar preocupação com o tema, agora é a vez dos vereadores de Joinville se manifestarem sobre o projeto do governo do Estado para mudar os critérios de distribuição do ICMS, proposta em análise na Assembleia Legislativa. A moção assinada pelos 19 vereadores sugere que seja mantido o atual índice de repasse baseado no movimento econômico. O temor é de que mudanças na lei possam provocar perdas no repasse aos municípios de maior porte, como Joinville. Após aprovação, a moção será encaminhada aos deputados estaduais.
Continua depois da publicidade
> Cadastro recebe mais registros e Joinville tem 22,5 mil pessoas na extrema pobreza
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A Constituição de Santa Catarina define que pelo menos 75% do repasse do ICMS às prefeituras (do montante que retorna aos municípios) seja calculado conforme a movimentação econômica e o restante seja dividido igualitariamente entre as cidades. Lei estadual definiu os índices em 85% (pelo valor adicionado) e 15% (distribuição igual).
A proposta de emenda constitucional do governo do Estado é de que pelo menos 65% sejam pela movimentação econômica e o restante de forma igualitária entre os municípios, sendo que 10%, no mínimo, sejam baseados em indicadores da educação. Na justificativa, o Estado cita a necessidade de alinhamento com emenda incluída na Constituição Federal no ano passado. Também é citada a perda dos municípios de menor porte com o avanço do comércio eletrônico.
Continua depois da publicidade
Antes da moção dos vereadores, ainda em julho, o prefeito de Joinville se reuniu com o secretário Luciano Buligon (Desenvolvimento Econômico) para relatar a preocupação com eventuais perdas da cidade com a mudança. O ICMS é a principal receita de Joinville, com mais de R$ 500 milhões recebidos nos últimos 12 meses. O autor da moção assinada por todos os vereadores, Neto Petters (Novo), teme perdas de até R$ 70 milhões nos próximos anos, em caso de mudanças no critérios.
> Cidade que mais cresceu em SC, Araquari alega avanço ainda maior
> Governo Adriano Silva prepara primeira PPP de Joinville
> Joinville prevê 17 locais para novos passeios para pedestres e ciclistas, veja lista
> Joinville tem projeto para “parques flutuantes”, com seis locais mapeados
> Antiga prefeitura de Joinville deve ficar pronta até dezembro; veja como espaço será usado