O Tribunal de Contas do Estado abriu procedimento nesta quarta-feira sobre o acidente ocorrido na abertura do Natal Cultural de Joinville, quando o desabamento de calçada deixou 33 pessoas feridas. O levantamento solicitado pela Diretoria de Licitações e Contratações envolve também as obras de drenagem do rio Mathias. Conforme a prefeitura, a queda da calçada ocorreu em ponto de intersecção de galeria antiga do rio Mathias e as obras do sistema de comportas, integrante da macrodrenagem.

Continua depois da publicidade

> Consórcio que atuou nas obras do Mathias em Joinville divulga nota

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A primeira providência do TCE no procedimento foi solicitar informações à prefeitura sobre a execução do projeto de drenagem do rio Mathias e sobre a presença de público no local do acidente (sobre ocupação de pessoas e a capacidade de suporte de peso). O evento de abertura do Natal Cultural ocorreu em frente ao prédio da prefeitura, com público nas vias e calçadas da Beira-rio, entre outros locais do entorno.

As obras do rio Mathias foram tratadas em outros procedimentos pelo TCE, ainda no governo municipal anterior. As causas do acidente de segunda-feira estão sendo apuradas pela Polícia Civil. Técnicos da prefeitura também estão avaliando o que teria motivado o desabamento da calçada.

Continua depois da publicidade

> Como será a investigação sobre queda de calçada em Joinville e quem pode ser acusado

> Plano mais antigo, robôs viram urgência para perícia em galerias de Joinville

> ​Prefeitura de Joinville quer avaliação estrutural em área do acidente

> ​Polícia Civil investiga causas do acidente no evento do Natal de Joinville