Após licitação, a prefeitura de Joinville contratou empresa para fazer a remoção de materiais que ainda restam da antiga fábrica de cerveja na Cidadela Cultural. A indústria foi desativada nos anos 90 e o complexo na área central de Joinville foi comprado pela prefeitura em 2001. Neste momento, dois consórcios montam estudos sobre a viabilidade da concessão do espaço – o edital para a parceria com a iniciativa privada deve ser lançado em 2023.

Continua depois da publicidade

> Câmara e prefeitura alteram recesso de final de ano em Joinville

​​​​> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O serviço de remoção dos materiais foi contratado por R$ 670 mil. A limpeza, com retirada de produtos inflamáveis, é determinada em decisão judicial, a mesma que impôs prazo de quatro anos para a reforma e ocupação da Cidadela. O contrato prevê a retirada de documentos, maquinário, peças, entre outros materiais, deixados pela antiga fabricante de cerveja.

Técnicos da Secretaria de Cultura e Turismo vão avaliar se há materiais a serem preservados. O restante será descartado. Os entulhos de materiais de construção, acumulados por causa da deterioração das edificações, também terão de ser levados. O que estiver quase caindo também será removido. O trabalho prevê ainda mapeamento das áreas de risco do complexo.

Continua depois da publicidade

> Projeto em Joinville sobre agricultura urbana tem veto parcial por causa de “conflito” com lei

> PPPs do governo Adriano Silva têm chance de começar a sair em 2023

> Câmara de Joinville muda regra sobre renúncia de suplentes; emenda passou em duas semanas

> Conselho de Saúde de Joinville tem decisão sobre organizações sociais

> Comércio lidera criação de empregos em Joinville em setembro

> Balanço parcial aponta quantos domicílios estão vagos em Joinville