Por Claudia Moriessen*
Em 2018, apenas 3.604 meninos e meninas foram imunizados contra o vírus HPV em Joinville. A expectativa era vacinar 20.628 crianças e adolescentes, o que significa que a meta foi atingida em apenas 17,47% na cidade.
Continua depois da publicidade
O Programa Nacional de Imunizações recomenda que os municípios vacinem 80% de sua população na faixa etária que é alvo da campanha: meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 13 anos.
Os HPVs são vírus com mais de 150 variações: os de tipo 16 e 18 são os responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. Eles também são responsáveis por até 90% dos casos de câncer de ânus, até 60% dos casos de câncer de vagina e até 50% dos casos de câncer de vulva.
Os cânceres de boca e de garganta são o sexto tipo no mundo, com 400 mil casos e 230 mil mortes ao ano.
Continua depois da publicidade
O combate é feito com duas doses da vacina de HPV, que são disponibilizadas nas unidades básicas de saúde e na sede da Vigilância Epidemiológica.
A segunda dose deve ser tomada seis meses depois da primeira — uma das explicações para a baixa adesão é que nem todos retornam para finalizar o esquema de imunização.
Em Joinville, o índice mais alto de vacinação contra o HPV é das crianças de nove anos, que representam 33,7% dos imunizados em 2018. O número cai à medida que a idade da criança aumenta.
Queda
O índice de vacinação contra o vírus HPV cai para apenas 5,5% entre os adolescentes de 13 anos. Nessa idade, apenas 243 foram imunizados no ano passado.
Continua depois da publicidade
O nome HPV é uma sigla inglesa para “Papiloma vírus humano” e cada tipo de HPV pode causar lesões em diferentes partes do corpo.