Mais de três meses após o anúncio do repasse de R$ 4 milhões, ainda não efetuado, para o Hospital Municipal São José, governo do Estado e prefeitura de Joinville tentam resolver o impasse por meio de correção de rota: em vez de o recurso ser transferido diretamente para o hospital, será repasse por meio de convênio com a Secretaria de Saúde de Joinville. A documentação está sendo preparada e, possivelmente, o primeiro repasse pode ocorrer até o final do mês.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O tema do repasse vem sendo discutido desde a campanha eleitoral, com a solicitação do governo Adriano Silva aos candidatos ao governo do Estado. A solicitação, uma forma de compensação pelo hospital ter atuação regional (Joinville recebe pelo atendimento de pacientes de outras cidades, mas os valores são considerados insuficientes por causa da defasagem da tabela SUS).
No dia 9 de março, o governador Jorginho Mello anunciou o repasse mensal de quantia equivalente a 20% da folha do pessoal do hospital. A expectativa era de liberação da primeira parcela em 30 dias, mas o prazo não se confirmou por uma série de motivos. A prefeitura foi cobrada para formalizar o pedido de recursos, com apresentação do plano de trabalho.
As tratativas continuaram e, há duas semanas, foi definido que o convênio será com a secretaria municipal. Agora, é a etapa de detalhamento da documentação do convênio. Os pagamentos deverão contemplar parcelas retroativas – para 2023, o repasse será de R$ 32 milhões.
Continua depois da publicidade
Em três anos, prefeitura de Joinville compra 27 terrenos para escolas e CEIs
Sai edital para duplicação da primeira etapa de um dos principais acessos de Joinville
Quais são os primeiros pontos previstos para radares em Joinville; instalação está perto de iniciar
Duplicação da BR-280 entre São Francisco do Sul e Araquari terá foco em 17 km
SPU dá aval para parque do Cachoeira; margens das figueiras terão calçadas
Primeiro trecho duplicado da BR-280 será liberado em visita de ministro
Edital para obras do contorno ferroviário de São Francisco do Sul sai em julho