Encoberta em grande parte pela vegetação, a antiga ponte ferroviária sobre o rio Jaguarão será parcialmente visível da nova ponte sobre o rio Cachoeira, entre as ruas Aubé e Plácido Olímpio de Oliveira. A estrutura metálica fica próxima do encontro entre os dois rios. A ponte de concreto sobre o Cachoeira está em fase final de construção e tem chances de ser concluída em julho. A ligação terá 112 metros de extensão.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A ponte ferroviária sobre o Jaguarão faz parte do ramal Bucarein, cuja construção foi autorizada em 1948 pela Rede de Viação Férrea Paraná-Santa Catarina (nos anos 60, passou a fazer parte da RFFSA). A linha de trem foi criada para atender a expansão industrial do Bucarein, com extensão até o Moinho Joinville, além de fazer a ligação com os portos então em operação no rio Cachoeira.

Confira imagens das pontes

O ramal foi desativado há três décadas, mas ainda faz parte dos bens cedidos na concessão da Malha Sul, da qual faz parte a ferrovia de ligação entre Mafra e São Francisco do Sul, a EF-485. Na década passada, a então Fundação Cultural de Joinville manifestou interesse em incluir a ponte de ferro em mecanismo de preservação e fez questionamentos ao Iphan.

Continua depois da publicidade

]Busca de retomada das obras em lote da BR-280 tem trecho como prioridade

Por que porto de SC quer prorrogar concessão até 2049

Repasse para hospital em Joinville ainda provoca divergências

Joinville vai permitir até um andar em vias projetadas do Plano Viário

Joinville tem mais de 17 mil endereços sem número

VÍDEO: Liberação em contorno mostra novo traçado duplicado no Norte de SC

Projeto para segundo acesso a bairro em Joinville prevê ponte