A testagem de professores e demais servidores da educação está nos planos da prefeitura de Joinville. A aplicação dos testes para coronavírus está prevista para iniciar no final de agosto, afinal, as aulas presenciais de retomada no início de setembro. Mesmo que a retomada seja adiada novamente, o planejamento de realização dos diagnósticos está mantido. A estimativa é de testar em torno de 5 mil pessoas profissionais na educação municipal de Joinville. O planejamento é levar a testagem também para os professores da rede estadual e privada, se houver disponibilidade de testes.
Continua depois da publicidade
> Em ação judicial, Defensoria Pública tenta lockdown em Joinville por causa do coronavírus
> Novo decreto sobre coronavírus em Joinville: saiba quais são as novas restrições
Em agosto, será iniciada a testagem dos idosos, com previsão de examinar 55 mil pessoas com 60 ou mais anos de idade. A data de início ainda depende da chegada de lote de 60 mil testes rápidos, comprados em licitação recentes. No caso dos exames dos professores e demais funcionários da rede municipal de educação, ainda há necessidade de compra dos testes.
No começo de julho, quando o governo do Estado ainda não havia prorrogado a suspensão das aulas até 7 de setembro, a Secretaria de Educação de Joinville planejava o retorno parcial dos estudantes. No protocolo em preparação, com participação de outras instituições – estava prevista a retomada inicialmente de parte das séries do ensino fundamental. As normas continuam em preparação.
Continua depois da publicidade
> Araquari fecha bares por 14 dias para reduzir contágio do coronavírus
> “Contamos com o bom senso da população”, diz representante dos supermercados de Joinville