A Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), formada por nove cidades da região de Joinville, vai tentar buscar maior “protagonismo” na eventual futura região metropolitana (RM), cujo projeto de criação voltou a tramitar na Assembleia Legislativa no mês passado. A entidade também quer avaliar quais os impactos da RM na região. Por enquanto, a posição é de cautela em relação à proposta.

Continua depois da publicidade

> Joinville volta a ter projeto de criação de região metropolitana

> Para abril, Joinville tem previsão de mês “difícil” na pandemia

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

A associação de municípios contratou agência francesa para fazer um mapeamento das potencialidades de cada um dos municípios e os impactos em caso de formação de uma RM. “Queremos saber o que tem de positivo em cada cidade e estabelecer diretrizes do que pode ser feito, mas temos que saber isso antes da criação da metropolitana”, diz o presidente da Amunesc, Rodrigo David, também prefeito de Garuva.

Continua depois da publicidade

Presidente Rodrigo David quer protagonismo da Amunesc na eventual região metropolitana
Presidente Rodrigo David quer “protagonismo” da Amunesc na eventual região metropolitana (Foto: Divulgação)

Na prática, a associação que saber, com antecedência, quais serão os impactos, positivos – e inclusive os eventualmente negativos -, de uma região metropolitana no entorno de Joinville. O presidente da Amunesc inclusive indica que a associação precisa ter participação na eventual região metropolitana. “A Amunesc precisa ser protagonista”. A tramitação do projeto na Assembleia será acompanhada, mas a posição inicial da associação era de que a iniciativa da proposta deveria ter partido do Executivo.

O projeto da região metropolitana de Joinville foi apresentado pela deputada Paulinha (PDT). A proposta é de formação da RM com Joinville e Araquari e a área de expansão teria Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul. Em 2018, projeto de instalação da região metropolitana foi retirado da Assembleia Legislativa pelo próprio autor, o governo do Estado, após pedido feito pela prefeitura de Joinville. 

Proposta semelhante, apresentada anteriormente pelo então deputado estadual Darci de Matos, também havia sido engavetada. Em Joinville, o vereador Lucas Souza (PDT), autor do pedido à deputada de apresentação do projeto, articulou a formação de uma comissão especial na Câmara de Joinville para apoiar a criação da região metropolitana.

> Irmãos de Joinville morrem por Covid-19 no mesmo dia

> Agravamento se mantém e Joinville tem 320 internados por Covid-19