Os planos de massificar a testagem em Joinville ainda não deslancharam e Joinville realizou nesta primeira semana de maio uma média diária de 35 testes para detecção do coronavírus. No final de abril, eram 941 exames feitos desde o início da pandemia, a maioria na rede pública. Na quinta-feira, fechou em 1.188 testes. A Secretaria de Saúde de Joinville pretende ampliar a testagem a partir da próxima semana.

Continua depois da publicidade

Dos quase 1,2 mil testes realizados em Joinville, 906 casos suspeitos foram descartados, com positivo para 245 pessoas. Os demais aguardam o resultado. Até agora, só foram aplicados testes PCR, mais complexos e utilizados em pessoas com sintomas do coronavírus. São esses os exames que vêm sendo aplicados no centro de triagem e nos hospitais, incluindo os estabelecimentos privados.

A partir de terça-feira, a secretaria começa a utilizar um lote de 2 mil testes rápidos recebidos do governo do Estado. O público será os servidores da saúde, segurança e salvamento que chegaram a ser afastados por causa de sintomas. Mesmo quem já retornou ao trabalho (após duas semanas sem apresentar sintomas) deverá ser testado.

A testagem de outros grupos da população vai depender da chegada de dois lotes de testes rápidos. O primeiro deles, de 18 mil unidades, foi comprado no final de março e havia pretensão de uso até 23 de abril. No entanto, ainda não foram entregues – de qualquer forma, o contrato prevê 180 dias para o fornecimento. A Secretaria de Saúde de Joinville tem estimativa de receber até o dia 20 de maio. Há outro lote, este de 17 mil testes rápidos, comprados nesta semana, com expectativa de utilização em junho.

​​​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Continua depois da publicidade