A expansão da instalação do ar-condicionado nos ônibus do transporte coletivo de Joinville vai depender do futuro contrato, a ser assinado após a licitação a ser realizada em 2023. Atualmente, 20% da frota conta com a modalidade de climatização. O índice não avançou por causa da pandemia: os impactos econômicos da perda de passageiros suspenderam a compra de novos veículos em 2020.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os ônibus de Joinville começaram a rodar com ar-condicionado a partir de 2017. Os 16 veículos novos colocados em circulação naquele ano vieram com a climatização. A estratégia passou a ser comprar novos ônibus com os aparelhos – portanto, a ampliação ficou dependente da renovação da frota. No entanto, com a queda na receita das empresas por causa da pandemia, a renovação não avançou.

O repasse mensal da prefeitura para as concessionárias banca o déficit de custos operacionais, sem cobertura da renovação da frota. No atual contrato do transporte coletivo, não há nenhuma determinação de instalação de ar-condicionado nos ônibus. Em relação ao futuro contrato, não há informações sobre eventuais exigências em climatização, até porque o edital da licitação está em fase de elaboração.

Mas independentemente da cobrança de meta de instalação de ar condicionado, o novo contrato vai determinar os critérios de remuneração do serviço, permitindo planejamento a longo prazo e, principalmente, definindo a viabilidade dos investimentos a serem realizados por quem vencer a concorrência.

Continua depois da publicidade

Maioria das comissões da Câmara de Joinville mudará presidente em 2023

Prazo federal muda e pedágios em rodovias estaduais de SC, se saírem, só em 2025

Em caso raro em Joinville, partido do prefeito não terá comando da Câmara em nenhum período

Com duas escolhas, Joinville “recupera” espaços no governo do Estado

Censo 2022 entra na reta final e projeção da população de Joinville tem “mudança”

Comprado há dez anos por R$ 6,5 mi, prédio em Joinville só deve ser utilizado em 2024

Duplicação da BR-280 tem revisão do projeto no lote entre São Francisco e Araquari