A ampliação da capacidade de tráfego da BR-101 Norte se mantém como a única alternativa a curto ou médio prazos para a melhoria no trânsito nos acessos de Joinville, com impactos também no tráfego local, já que a rodovia federal é cada vez usada mais para deslocamentos dentro da cidade. A estrada estadual paralela, agora denominada de Via Mar, ou mesmo a duplicação da SC-108 entre Joinville e a BR-280, são investimentos para longo prazo e ainda sem fonte de recursos definida. Além disso, a extensão da concessão da BR-101 está em discussão neste momento, com definição das obras a ser incluídas do contrato a ser ampliado até 2048.
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Até agora, ainda não foi definido quais obras serão incluídas na repactuação. A concessionária apresentou propostas, como mais vias laterais, viadutos nas marginais e passarelas para a região de Joinville (há obras previstas para os demais trechos da concessão). As sugestões para Joinville foram consideradas insuficientes por lideranças empresariais e políticas. Em setembro, a Fiesc apresentou estudo com indicações de mais obras, em trabalho enviado para análise ao Ministério dos Transportes e à ANTT.
Repactuação da BR0-101 tem propostas para Joinville
No final de agosto, o ministério se manifestou favorável ao requerimento da concessionária para a repactuação do contrato e a análise foi para a ANTT. A etapa seguinte será de avaliação pelo Tribunal de Contas da União. Nessa tramitação, ainda não há garantia de que revisão terá a inclusão de mais obras, além das sugeridas na proposta inicial. O Fórum Parlamentar Catarinense e a Fiesc, entre outras entidades, estão monitorando as tratativas sobre a prorrogação do contrato, mas não há informação ainda como ficará a lista final de obras – o que só deve ocorrer mais perto da assinatura da repactuação. É uma questão decisiva para a mobilidade em Joinville e região.
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