Motivo de ação do Ministério Público de Santa Catarina há cinco anos, ponte histórica de Joinville deverá ganhar memorial, já que a restauração é improvável após a estrutura passar por reconstruções ao longo de mais de 100 anos. Essa é a proposta em debate entre a prefeitura e o MP, como forma de “preservar” a ponte Alfonso Altrak, na Estrada Blumenau, no Vila Nova. A definição deve ser nos próximos meses. No local, será construída nova ponte de concreto, estimada em R$ 2 milhões.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O MP entrou com a ação em 2018 cobrando a preservação da ponte, com recuperação emergencial e depois restauração. No ano seguinte, o processo foi suspenso para que prefeitura e promotoria buscassem um acordo. Nesse intervalo, o governo Udo Döhler enviou projeto para a Câmara de Vereadores com previsão de “destombamento” de construções que estivessem impossibilidade de restauração. Era o caso da ponte Alfonso Altrak. O projeto teve resistências e foi retirado antes de ser votado.
As conversas entre prefeitura e MP continuaram. Em janeiro, o município reforçou a proposta do memorial da ponte, com instalação de painéis, fotos antigas, histórico da ponte, entre outros equipamentos e informações. A proposta será apresentada também à Associação dos Moradores da Estrada Blumenau, que vem acompanhando as tratativas. Em paralelo, está sendo preparado o projeto para a construção de nova ponte do concreto no local.
A primeira ligação sobre o rio Piraí naquele ponto foi construída em 1866. No tombamento pelo patrimônio histórico municipal, em 2005, a preservação foi da estrutura de em 1936, após reconstruções. Uma pesquisa apontou que foi a maior obra da prefeitura naquele ano. No entanto, a ponte voltou a ser atingida pelas chuvas e foi parcialmente destruída em 2009. Em 2015, a cobertura de madeira foi arrancada durante temporal. Houve passou por reforma para retomada do tráfego de veículos, sem reinstalação da cobertura. A situação da ponte não mudou desde então.
Construção de novo teatro continua nos planos em Joinville
Continua depois da publicidade
Curva da SC-418 na Serra Dona Francisca terá barreira de contenção
Decisiva para obras do Mathias, em Joinville, perícia está perto de iniciar
Após nova rescisão, Águas de Joinville faz outra tentativa de construir estação
Início de reforma em escola centenária em Joinville vai levar mais tempo
Futura decisão do STF poderá ter impacto em ação em Joinville