Além da avaliação dos passageiros dos ônibus, a pesquisa lançada pela prefeitura de Joinville sobre o transporte coletivo quer ouvir a opinião de quem não utiliza o sistema. No questionário, disponível no site da prefeitura, é feita a pergunta se o participante usa alguma linha. Caso contrário, a linha vai para outras perguntas, como o motivo e se a tarifa é cara, justa ou barata. Depois, as perguntas retornam à avaliação em geral do transporte coletivo.
Continua depois da publicidade
> Edital tenta, de novo, contratar empresa para instalar radar em Joinville
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A pesquisa de opinião é um dos instrumentos de análise do atual sistema de transporte coletivo e, de certa forma, sobre o que é esperado do próximo, a ser licitado em 2023. Os levantamentos de avaliação do serviço de ônibus em Joinville também contam com pesquisa presencial, já realizada por meio de entrevistas com passageiros nos terminais.
A modelagem do futuro sistema de transporte coletivo de Joinville está sendo elaborada com participação da Fipe, consultoria contratada pela prefeitura. O lançamento do edital de licitação deve ocorrer entre o final de 2022 e início de 2023. O prazo judicial para a realização da concorrência, determinado em 2019, se encerra em setembro do ano que vem.
Continua depois da publicidade
> Retomada de trem para passageiros ainda distante em Joinville
> Joinville assina contrato de R$ 3 milhões para avaliação na educação
> Antigo terminal de passageiros em Joinville pode receber cais flutuante
> Joinville prepara novo modelo de sinalização para o turismo
> Joinville quer dobrar extensão de corredores de ônibus; hoje são 31 km
> Adriano Silva vê “erro” de quem defende contenção do crescimento de Joinville