Os dados sobre a dengue em Joinville em 2023 estão trazendo mudanças no perfil estatístico da epidemia em relação aos anos anteriores. Além do maior número de casos confirmados, há uma elevação ainda mais expressiva em casos notificados, quando há suspeita da doença. Também há alteração na proporção das confirmações em relação às notificações.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Neste ano, até sexta-feira, Joinville teve o registro de 8,3 mil casos confirmados de dengue, com 12 mortes. Na comparação com o mesmo período do ano passado (até a 16ª semana epidemiológica), o aumento nos casos foi perto de 15%. No entanto, os casos notificados deram um salto maior: são 40,7 mil em pouco mais de cinco meses. Em 2022, foram 32 mil no ano todo.

Casos notificados de dengue são aqueles nos quais foram identificados sintomas da doença, mas há necessidade de testagem para eventual confirmação. Dos mais de 40 mil notificados, 16 mil tiveram apuração concluída, com 8,2 mil confirmados e 7,8 mil descartados. Há ainda, portanto, outros 24 mil em apuração.

Além da maior incidência de pessoas com os sintomas de dengue, semelhantes aos de outras doenças, há mais procura pela rede municipal após o recuo da Covid. Seriam esses os motivos para o maior número de casos notificados. Há outra diferença ainda em relação ao ano passado: em 2022, 66% dos notificados eram confirmados como dengue. Neste ano, a proporção está em 51%.

Continua depois da publicidade

Estudo sobre rotas na Babitonga é concluído e transporte pode ter concessão

Ainda nos planos, reforma da SC-418 não tem previsão de início das obras

Reajuste para servidores municipais de Joinville tem índice definido

Como foram as propostas de teleféricos e bondinhos em Joinville

São Paulo pode ser inspiração para fundo imobiliário da prefeitura de Joinville

Saúde de Joinville atualiza levantamento e aponta déficit menor de servidores