A disparada no número de casos detectados de coronavírus é consequência direta da expansão da testagem, mas o avanço da pandemia na cidade ficou evidente nas últimas semanas. O número de mortes passou de 23 para 46 entre o final de maio e este sábado, conforme a Secretaria de Estado da Saúde.
Continua depois da publicidade
Nas internações hospitalares, o número passou de 22 para 63 no mesmo período, segundo os boletins da Secretaria de Saúde de Joinville. A ocupação de leitos de UTI e de enfermaria é um dos principais indicadores da matriz de avaliação de riscos utilizada pela secretaria. Na prática, é a principal baliza do avanço da pandemia.
> MP faz nova recomendação em Joinville sobre futuras medidas envolvendo coronavírus
A conexão entre o aumento de casos e a ampliação da testagem é evidente No final de maio, Joinville registrava 423 casos após a realização de 2,4 mil testes. Agora, são mais de 2,6 mil diagnósticos confirmados de covid-19, com a aplicação de quase 20 mil testes. Assim, a testagem foi multiplicada por oito em pouco mais de um mês. A expansão da testagem no ritmo antigo até poderia demonstrar o avanço do coronavírus, mas jamais no patamar alcançado agora com a elevação no número de testes.
As internações hospitalares confirmam a incidência maior da pandemia. Em 31 de maio, eram 19 pessoas internadas em UTI com covid-19. Na sexta, o número chegou a 33 pacientes. Havia ainda outras 13 pessoas aguardando pelo resultado dos exames. No mesmo período, os internados em enfermarias passaram de três para 30, com mais 37 esperando pelo diagnóstico dos testes.
Continua depois da publicidade
Como também houve expansão da capacidade de atendimento nos hospitais, com mais vagas sendo oferecidas para covid-19, a ocupação não chegou a um nível crítico: está em 61% da oferta nas UTIs e 45% nas enfermarias.
> Após auditoria em atos de pessoal na prefeitura de Joinville, TCE aplica multas