Ainda sem data, a retomada do transporte coletivo será parcial em Joinville, sem as linhas de atendimento aos estudantes (linhas universitárias), porque as aulas presenciais continuam suspensas – e mesmo que sejam autorizadas a retornar, ainda será preciso preparar os estabelecimentos de ensino para as medidas de prevenção ao coronavírus, o que levará tempo. A Secretaria de Saúde de Joinville está participando da definição das normas a serem seguidas quando houver permissão para o retorno dos ônibus.

Continua depois da publicidade

A prefeitura de Joinville já adiantou que libera a volta dos ônibus se tiver autonomia na decisão. O entendimento é de que há mais possibilidades de fiscalização dos ônibus, em comparação com os demais veículos. O governo do Estado ainda não detalhou como será essa nova etapa, a ser adotada a partir da próxima semana.

A higienização dos veículos e dos terminais, além da oferta de álcool gel, já foi providenciada pelas empresas de ônibus, assim como a demarcação do distanciamento dos passageiros nos terminais. O uso de máscaras será obrigatório. Os letreiros dos veículos vão indicar se os ônibus estão lotados – ainda não foi definido o índice de ocupação, mas deve ficar em torno de 70%.

Nos terminais, há planejamento de oferta de veículos extras nos horários de pico, afinal, os ônibus terão limitação na capacidade. Desde a suspensão do transporte coletivo em Santa Catarina, em março, apenas linhas para transporte de trabalhadores da saúde foram mantidos. Os serviços de fretamento, contratados pelas empresas para transporte de funcionários, foram mantidos.

Continua depois da publicidade