A restauração da SC-418 entre Joinville e Campo Alegre continua nos planos do governo do Estado, mas as obras não tem previsão de início. Um dos lotes já foi licitado, mas como a administração estadual está avaliando quais investimentos serão realizados no início do mandato, ainda não há decisão sobre os prazos da SC-418.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

No governo Carlos Moisés, houve ações de manutenção e reforço na segurança, mas a ampla reforma, cobrada inclusive em ação do Ministério Público de Santa Catarina, estava condicionada à elaboração de projeto para a rodovia. O estudo foi contratado em 2021 e concluído no ano passado. Para dar mais agilidade e iniciar mais rápido um trecho, sem necessidade de esperar pelo licenciamento em toda a extensão, as obras foram divididas em três lotes.

No final do ano passado, foi licitado o lote de 12 km em Pirabeiraba, com duplicação em todo o traçado. A concorrência foi vencida por consórcio, com proposta de R$ 86,5 milhões. Os demais trechos não têm previsão de licitação. Nesses casos, as obras serão de recapeamento, ampliação de faixas, instalação de áreas de escape, entre outras.

O lote licitado não começou porque os novos investimentos estão em avaliação pelo atual governo. Além disso, audiência pública realizada neste ano mostrou que há resistência de moradores à duplicação: a preferência é por ampliação, novos acessos e melhorias no pavimento e na sinalização. Se a solicitação for aceita, será preciso adaptar o projeto. Neste momento, a avaliação do governo do Estado tem foco na disponibilidade de recursos.

Continua depois da publicidade

Reajuste para servidores municipais de Joinville tem índice definido

Como foram as propostas de teleféricos e bondinhos em Joinville

São Paulo pode ser inspiração para fundo imobiliário da prefeitura de Joinville

Saúde de Joinville atualiza levantamento e aponta déficit menor de servidores

Um dos pontos mais movimentados do trânsito em Joinville, Ponte Azul terá nova interdição

Quais são as prioridades nas obras de duplicação da BR-280