Com 90 mortes no ano passado, o patamar de vítimas fatais no trânsito em Joinville continua elevado, mas, ainda assim, abaixo do registrado na década passada. Em 2012, por exemplo, 141 morreram em acidentes de transporte. O fenômeno se repete em Santa Catarina, com redução nos últimos anos, mesmo que com estatísticas ainda elevadas. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Sistema de Informações sobre Mortalidade. Foram utilizados os números por local de ocorrência.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A atual série histórica, com utilização da mesma metodologia de registro de mortalidade, tem início em 1996. Naquele período, Joinville chegou a registrar mais de 150 mortes por ano. No entanto, com a entrada em vigor do novo Código de Trânsito Brasileiro, com impacto nacional, e o avanço das obras de duplicação da BR-101 no trecho Norte, as estatísticas de mortalidade na cidade passaram a cair.
No entanto, a queda não chegou e a ser expressiva e a média de mortes na primeira década (2001-2010) ficou em 127 ocorrências por ano, em média. A redução mais significativa passaria a ocorrer a partir de 2016. Pelos dados da Secretaria de Estado da Saúde, o último ano em que Joinville registrou 100 mortes no trânsito foi em 2018. No primeiro ano da pandemia, foram 80 vítimas fatais em acidentes de transporte – houve menor circulação de veículos por causa das restrições.
As regras mais duras envolvendo a fiscalização, como em relação ao consumo de álcool, por exemplo; mais campanhas; a modernização dos dispositivos de segurança dos veículos e até a queda da velocidade por causa maior lentidão têm sido citadas como causas para a redução dos acidentes no País.
Continua depois da publicidade
Joinville prepara agora a concessão de abrigos de ônibus
Custo dos três hospitais estaduais em Joinville é de R$ 40 milhões mensais
MP arquiva representação sobre dispensa de licitação em Joinville
Por que duplicação enfrenta resistência em Pirabeiraba; defesa é de revitalização
Contrato com consultoria para licitação do ônibus em Joinville é ampliado até 2024
Joinville perde 41% da água produzida; meta é reduzir para 25% em dez anos