A Águas de Joinville quer mais informações sobre os impactos das mudanças climáticas. Em manifestação de interesse aberta nesta semana, para contratação de consultoria, a companhia municipal de saneamento busca estudos sobre a disponibilidade de água das bacias dos rios Cubatão e Piraí, onde estão instaladas as atuais estações de tratamento da cidade e onde será construída a terceira unidade, a partir de 2025.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

O diagnóstico terá de levar em conta a série histórica da oferta hídrica e o que deve ser feito para adaptação às mudanças climáticas. O estudo tratará também de plano de monitoramento da vazão de água. A companhia cita a necessidade de preparação para as mudanças, com ciclos de chuvas e estiagem com maior duração de tempo.

“Atualmente a companhia não possui estudos abrangentes nesta temática, considerando cenários futuros dos efeitos de mudanças climáticas, assunto com alta relevância mundial e importante para permitir a adaptação no âmbito local no futuro. O estudo em contratação pela Águas de Joinville será bancado com recursos de empréstimo junto ao BID.

Decisão sobre obras do Mathias fica para 2025; drenagem em Joinville iniciou há uma década

Continua depois da publicidade

Com alta nos casos de dengue, Joinville vai ativar mais espaços para hidratação e observação

Proposta de expansão de 3,2 mil hectares em Joinville terá audiência pública

Quais obras terão de ser feitas na concessão do Centreventos, em Joinville

Zona Sul de Joinville tem mais uma proposta de binário, sem data para implantação

Resultado de pesquisa motivou nova campanha em Joinville sobre esmolas