O pacote de investimentos necessários para ampliar a capacidade de acessos dos portos da baía da Babitonga tem estimativa próxima a R$ 1,3 bilhão, entre as obras exclusivas para o complexo portuário e as intervenções de impactos mais amplos. O conjunto está elencado na Agenda da Infraestrutura da Fiesc 2024. Na nona versão, o documento traz a lista de obras necessárias em transporte e logística em Santa Catarina, no diferentes modais (inclusive para os demais portos do Estado). Na relação de investimentos, há obras em andamento, preparação ou necessárias para longo prazo. O levantamento traz também outras intervenções nos portos, como ampliação ou novos berços de atracação.

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As três principais obras para melhoria nos acessos dos portos da Babitonga são a aprofundamento do canal externo, duplicação da BR-280 e contorno ferroviário. A dragagem do canal atende aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá, permitindo a passagem de navios cargueiros de maior porte. O governo do Estado está buscando fonte para os R$ 300 milhões necessários – uma das possibilidades é a concessão à iniciativa privada, a ser remunerada com tarifas. O aprofundamento do canal interno, também prevista na Agenda da Infraestrutura, está estimado em R$ 78,4 milhões.

O contorno ferroviário, com custo estimado em R$ 350 milhões, é para movimentação de cargas nos portos de São Francisco do Sul. As obras pararam em 2011, para revisão do projeto. O edital para a retomada chegou a ser lançado no ano passado, mas foi revogado, para alterações. A duplicação da BR-280, de acesso rodoviário aos terminais portuários de São Francisco, está parada desde 2022 no lote 1, para revisão. O trecho paralisado fica entre Araquari e São Francisco e não há estimativa de quando os trabalhos voltam.

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Mais obras

Além da duplicação da rodovia federal, há obras previstas para o acesso direto aos portos de São Francisco, como o acesso rodoferroviário, com custo de quase R$ 25 milhões. Ainda entre as obras com impacto nos terminais portuários da Babitonga, o documento da Fiesc lista as duplicações das SCs 416 e 417, em Itapoá. O investimento solicitado na ampliação das duas rodovias estaduais passa de R$ 200 milhões. Também há pedido de ampliação de estrada municipal de acesso ao porto.

Agenda da Fiesc de infraestrutura

Qual a pauta de investimentos para o complexo portuário da Babitonga

Duplicação da BR-280

Lote 1 – Porto de São Francisco do Sul até BR-101

Valor remanescente: R$ 301,4 milhões

A Agenda da Fiesc incluiu os demais dois lotes da duplicação. O lote 1 é citado aqui por ser de acesso direto aos portos de São Francisco.

Melhoria no acesso rodoviário do porto de São Francisco do Sul

Valor Estimado: R$ 10 milhões

Construção de contorno ferroviário no município de São Francisco do Sul

Valor Estimado: R$ 350 milhões

Elaboração de Projeto do acesso rodoferroviário (pera) do Porto de São Francisco do Sul

Valor Estimado: R$ 24,6 milhões

Complexo portuário (Itapoá e São Francisco do Sul)

Dragagem de aprofundamento para 16 metros e retificação de uma curva, no canal de acesso externo

Valor Estimado: R$ 300 milhões

Projeto de aprofundamento do canal interno

Valor Estimado: R$ 78,4 milhões

Duplicação da SC-416, em Itapoá

Valor Estimado: R$ 161,5 milhões

Duplicação da SC-417, em Itapoá

Valor Estimado: R$ 50,8 milhões

Duplicação de 10 km da estrada municipal José Alves, em Itapoá

Valor Estimado: R$ 20 milhões