A comparação com períodos anteriores comprova como o volume de chuvas em Joinville foi extraordinário nos últimos. ano. Se a avaliação for mensal, periodicidade comum nessas análises, novembro de 2022 ficou abaixo de novembro de 2008, o mês mais chuvoso na série histórica meteorológica. Mas se for feito um recorte do período de chuvas mais intensas dentro dos meses avaliados, o índice de agora foi maior. O prefeito Adriano Silva afirmou que será feito levantamento de comparação das chuvas de agora com outros períodos.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Em novembro de 2008, Joinville registrou 974 mm de chuvas, um índice atípico. Nos dez anos anteriores, por exemplo, apenas em um mês a marca de 500 mm havia sido ultrapassada: foram os 599 mm em fevereiro de 2001. Em outra comparação, os 30 dias de chuvas em 1995 registraram 437 mm – foi uma das enchentes que mais provocou transtornos em Joinville, com três mortes, mais de 15 mil pessoas desalojadas, a cidade sem água potável durante três dias, entre outros impactos.

Mas mesmo com as chuvas mais intensas, os prejuízos em novembro de 2008 foram menores em relação a 1995. Mais de 6 mil pessoas foram desalojadas, com 500 desabrigados. Em novembro de 2022, quase não choveu antes de sábado passado e, mesmo com as chuvas desde então, o índice do mês não chegou a 600 mm, longe dos 974 mm de novembro de 2008. No entanto, é possível fazer outra comparação que mostram a intensidade das chuvas desta semana.

A coluna consultou o Ciram/Epagri, o centro de informações em hidrometeorologia do Estado, para comparação dos dados pluviométricos. O período de maior intensidade de chuvas em novembro de 2008 foi entre os dias 20 e 25. Foram 538 mm, sendo 232 mm somente no dia 23. Se for feita soma em novembro de 2022, também em intervalo de seis dias (entre sábado passado e quinta-feira), são 555 mm, com índice mais alto, de 160,4, no domingo. Ou seja, o mês de novembro de 2008 foi bem chuvoso em Joinville relação a novembro de 2022, mas no recorte do período de mais intensidade, com seis dias, as chuvas de agora mais intensas (555 m a 538 mm).

Continua depois da publicidade

Câmara de Joinville vai aumentar o número de assessores

Contrato para nova estação de esgoto em Joinville pode ter rescisão

Câmara de Joinville tem proposta para desfazer redução de recesso

Rede municipal de Joinville terá mais alunos por turma; sindicato critica

Comissão vai avaliar prazo de obras de construção de ponte em Joinville

Joinville terá instalação de coordenadoria técnica da Funai

Contrato de obras em via em Joinville tem nova prorrogação