Fora da malha aérea essencial, divulgada na manhã desta sexta, o aeroporto de Joinville não terá voos regulares a partir deste sábado, em suspensão prevista para durar até o final de abril. Em Santa Catarina, apenas Florianópolis, Navegantes e Chapecó terão voos nesse período, com número reduzido de escalas. Nas proximidades de Joinville, o terminal de Curitiba terá voos.
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
A malha essencial foi criada pela agência como forma de manter voos regulares em todos os Estados do País – havia o risco de paralisação total do sistema por causa dos impactos da pandemia de coronavírus. Serão mantidos 1.214 voos semanais (são 14.781 em condições normais).
“A aviação de vários países está parando por completo. O que estamos fazendo no Brasil é porque sabemos que o serviço aéreo é essencial para ajudar o País a superar esse cenário sem precedentes, permitindo o deslocamento de materiais, profissionais de saúde e das pessoas que ainda precisam viajar”, disse o diretor-presidente, Juliano Noman, conforme divulgação da Anac.
Em Joinville, como no restante do País e do mundo, o movimento nos aeroportos encolheu. Joinville mantinha nove voos diários, todos relacionados com São Paulo. Entre terça e quinta, não houve pousos e decolagens da aviação comercial. Nesta sexta, até o final da manhã, foi um pouso e uma decolagem. Mesmo sem voos regulares a partir deste sábado, o aeroporto continuará em operação.
Continua depois da publicidade