A busca por redução nos custos administrativos é a alegação da prefeitura de Joinville pela decisão de fazer lote único na licitação do transporte coletivo, com uma só empresa sendo escolhida para assumir o sistema. O tema foi citado pelo prefeito Adriano Silva na live desta quinta-feira. “Uma empresa só é uma diretoria só, um presidente só, uma garagem só. O sistema, como um todo, reduz os custos de manutenção. Quanto mais empresas têm, são mais estruturas individualizadas de cada empresa, onerando o sistema”, afirmou Adriano.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A sugestão sobre lote único partiu da Fipe, a fundação contratada pela prefeitura para auxiliar na nova modelagem do transporte coletivo. O edital de licitação, a ser lançado entre o final do ano e início de 2024, vai prever que o transporte coletivo será concedido a uma sociedade de propósito específico (SPE), uma empresa a ser constituída exclusivamente para administrar uma concessão. Uma SPE pode ser formada por mais de uma empresa. A proposta de lote única já vinha sendo analisada.

Na live, o prefeito Adriano lembrou que o transporte coletivo não é de livre mercado: se trata de uma concessão da prefeitura e precisa ter equilíbrio financeiro, ou seja, não operar com prejuízo. Se as despesas forem maiores do que a receita, a prefeitura precisa pagar a diferença, conforme o relato do prefeito. Por isso, a necessidade de redução de custos do sistema. No passado, a prefeitura de Joinville pagou R$ 27 milhões às empresas de ônibus devido aos prejuízos da operação.

Liminar é negada em ação sobre radares de trânsito em Joinville

Continua depois da publicidade

Como será o Festival de Frutos do Mar de Joinville

Mobilização tenta volta de obra parada há sete anos entre duas cidades de SC

Bancada do Norte elege três rodovias como prioridade para restauro

Câmara de Joinville vai homenagear quatro juízes com títulos de cidadão honorário e benemérito

Por que parte dos endereços dos radares em Joinville terá mudança; confira lista

Qual o futuro da proposta da rodovia paralela à BR-101