O acordo entre a prefeitura de Joinville e o Ministério Público de Santa Catarina para a expansão da rede infantil se estende até junho de 2025, mas há uma série de metas a serem atendidas já a partir de agora. O termo de ajustamento de conduta foi assinado nesta segunda-feira, após discussão aberta por ação judicial apresentada pelo MP em 2017.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Em 2021, liminar do Tribunal de Justiça deu prazo para atendimento de toda a demanda. Após derrota no primeiro recurso, a prefeitura continuou recorrendo – o recurso especial só será analisado após decisão do STF sobre universalização da educação infantil, em outro processo. Antes disso, prefeitura e MP, por meio da 4ª Promotoria de Justiça, fecharam acordo.
Dos 15 CEIs acordados, dois estão em obras, nos bairros Comasa e Vila Cubatão. O novo centro do Nova Brasília, que teve licitação deserta na primeira tentativa, deverá iniciar até novembro. Ainda neste ano, deve começar a construção de mais três CEIs (os projetos e licitações precisam estar concluídos até 31 de outubro). Os demais centros de educação infantil previstos no TAC devem começar no primeiro semestre de 2024 (quatro unidades) e segundo semestre de 2024 (cinco).
Os últimos centros de educação do acordo devem ser concluídos até junho de 2025. No conjunto, serão oferecidas mais de 9 mil novas vagas. Há previsão de outras medidas, sem imposição de metas ou prazos, para a maior oferta de vagas na educação infantil, como ampliação dos CEIs já existentes e compra de vagas na rede privada, por exemplo.
Continua depois da publicidade
Com urgência, projeto sobre Minha Casa, Minha Vida, está de volta à Câmara de Joinville
Assistência Social de Joinville tem estimativa sobre moradores de rua
Prefeitura de Joinville garante que empréstimo não será usado no Palácio das Orquídeas
Operação tenta “salvar” muro em Joinville, em área de antigo cais
Joinville tem proposta para ampliação do Parque da Cidade
Novo elevado em Joinville vai levar mais tempo para ficar pronto